Notícias
- Programa de Seguros Ambientais no Brasil – estágio de desenvolvimento atual Foi lançada, em 12.11.2015, durante o Seminário Riscos e Seguros Ambientais promovido pela Escola Nacional de Seguros em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a 3ª edição do livro de autoria de Walter Polido.
- Contrato de Seguro e a Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça - STJ Palestra do Ministro do STJ, Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, em 06.06.2013, em São Paulo, na finalização da 1ª turma do Curso MBA Gestão do Seguro e Resseguro e início da 2ª turma, da Escola Superior Nacional de Seguros, sob a coordenação acadêmica do Prof. Walter Polido.
- Circular n.º 437/2012 da Susep: alerta aos Corretores de Seguros Durante a realização do III Seminário Seg-News “Seguro de Responsabilidade Civil- Desenvolvimento, Modalidades de Coberturas e Oportunidades de Negócios”, em 15 de agosto, no Golden Tulip Hotel em São Paulo, o advogado e especialista em seguros de RC - Walter Polido, alertou os presentes em relação aos ditames recentemente introduzidos pela Susep no Mercado Brasileiro.
- "Especialização” é a palavra de ordem para componentes do mercado As constantes mudanças que alavancaram a posição do setor de seguros nos últimos tempos, como a produtividade crescente e a entrada de seguradoras e resseguradores internacionais somam fatores relevantes, mas há ainda um longo passo até a especialização dos componentes desse mercado.
- A série Doutrinas Essenciais da Editora Revista dos Tribunais prestigia autores do mercado segurador Em edição especial da Editora Revista dos Tribunais, numa nova publicação designada Doutrinas Essenciais (RC, Penal, Empresarial, Tributário, Ambiental, Consumidor, Constitucional, Soluções Práticas de Direito),
- Resoluções CNSP - 224 e 225/2010 - A quem interessa? O Diário Oficial da União publicou, em 10.12.2010 - sexta-feira, as Resoluções do Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP - n.ºs 224 e 225, de 17.12.2010. Elas mudarão, drasticamente, as regras determinadas em 2008 quando da regulamentação das operações de resseguro no Brasil, após a edição da Lei Complementar 126/2007.
- Projeto de Lei 3.555/2004 - Testes de HIV e Genoma Humano Considerando-se que o Capítulo VIII do referido PL 3.555/2004 trata de situações pré-contratuais, é nele que devem ser incluídos dispositivos norteadores acerca dos testes genéticos realizados sobre os proponentes de seguros de pessoas, especialmente Vida e Saúde. De igual alcance, a situação pertinente aos testes de HIV.
- Estímulo à inovação do Mercado de Seguros Brasileiro Recente Relatório do Ministério da Ciência e Tecnologia mostrou que o Brasil investe apenas 1,09% do PIB em pesquisas e desenvolvimento tecnológico. Comparativamente, a Suécia investe 3,7%, os Estados Unidos 2,7%, o Japão 3,4% e a Coréia do Sul 3,2%. Há, portanto, acentuada distância do Brasil em relação aos países desenvolvidos.
- Contrato de seguro: novos paradigmas Há um movimento voltado para a ressistematização do Direito. O processo de descodificação do Direito Civil, como fonte única das disciplinas que ele encerra, ressaltando a constitucionalização do ordenamento jurídico determina um prenúncio da falência do sistema codificado.
- "Contrato de Seguro: novos paradigmas" - lançamento do novo livro de Walter Polido Data do lançamento: 14.06.2010, às 18h30 na livraria da Vila, do Shopping Cidade Jardim - São Paulo. O CDC (Código de Defesa do Consumidor) foi editado há 20 anos e, desde então, muita coisa mudou e se aperfeiçoou na relação entre seguradoras e consumidores.
- Curso: CONTRATOS DE SEGUROS E DE RESSEGUROS: NOVOS PARADIGMAS - FGV - SÃO PAULO Objetivos do Curso: Apresentar aos participantes os fundamentos essenciais dos contratos de seguros e de resseguros, das bases históricas ao pensamento moderno, lastreados na doutrina e na jurisprudência. Coordenadores: Dinir Salvador Rios da Rocha e Walter A.
- Reforma do Poder Judiciário Nacional: chave de acesso do Brasil ao patamar de país desenvolvido No Brasil, o prejudicado ainda não reclama todos os seus direitos de maneira ordinária, e, tal comportamento, decorre de uma série de razões: (i) morosidade da justiça na resolução das demandas, podendo determinadas ações se eternizarem no tempo.
- A evolução da Responsabilidade Civil no tempo Na codificação moderna, o Código Civil Francês de 1804, o primeiro no mundo ocidental, privilegiou a culpa como fundamento da responsabilidade civil, sendo que no seu artigo 1.382, determina que todo ato do homem que causa um dano a terceiro, obriga o responsável que agiu com culpa a repará-lo.
- COP15- Brasil rumo à Copenhage - Mudanças Climáticas e Políticas Públicas e Privadas O grau de conscientização da mudança climática e suas consequências, no Brasil: - NO PÚBLICO EM GERAL – o grau de consciência é baixo. Apenas os circuitos acadêmicos desenvolvem o tema e respectivas soluções do problema,
- Seminário: Seguros de Responsabilidade Civil: desafios para o Resseguro A ser realizado no dia 18.11.2009, pela Escola Nacional de Seguros, no Horário de 9h00 às 16h15, nas instalações do Hotel Maksoud Plaza, na Alameda Campinas, 150 - São Paulo. As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Escola - em São Paulo e no Rio de Janeiro. Programa das Palestras: 1.
- COP15 – Copenhague – O que você pode e deve fazer? Enquanto se espera pelos noticiários resumidos e nem sempre esclarecedores da TV ou mesmo pelos Jornais - acerca da evolução ou da "involução" das discussões da COP15, em Copenhague, várias atitudes cotidianas podem ser tomadas pelos habitantes deste planeta.
- Tic tac tic tac - COP15 - Mudanças Climáticas - Copenhague A 15ª Conferência das Partes (COP15), da Convenção da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que reunirá líderes mundiais em Copenhague, na Dinamarca, de 7 a 18 de dezembro, constituirá nova oportunidade para repensar o futuro do planeta.
- Ética e transparência em qualquer atividade. Responsabilidade civil com contorno ético-político E por falar em Ética e Transparência, importante lembrar que a figura da responsabilidade civil tem hoje aplicação muito mais extensa do que os contornos estreitos da obrigação de reparar danos materiais e corporais.
- Direito do Consumidor - Corretagem de seguro - O Segurado pode saber quanto paga de corretagem? Este tema, no Brasil, ainda é quase um mistério e pouca gente toca neste assunto. A pergunta é provocativa e a resposta é muito simples de ser dada. É evidente que o Segurado-consumidor tem o direito de saber quanto do prêmio que ele paga para a Seguradora,
- Mudanças Climáticas Instalado oficialmente no último dia 26.06, o Grupo Nacional de Trabalho de Meio Ambiente, da AIDA - Associação Internacional de Direito do Seguro, em São Paulo, sob a presidência de Walter Polido, contou com a participação de vários profissionais do Direito e de outras especialidades, os quais atuam no Mercado Segurador Nacional.