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30/05/2010

"Contrato de Seguro: novos paradigmas" - lançamento do novo livro de Walter Polido

Data do lançamento: 14.06.2010, às 18h30 na livraria da Vila, do Shopping Cidade Jardim - São Paulo. O CDC (Código de Defesa do Consumidor) foi editado há 20 anos e, desde então, muita coisa mudou e se aperfeiçoou na relação entre seguradoras e consumidores. Com o objetivo de atualizar a discussão sobre o contrato de seguro, o livro "Contrato de Seguro: Novos Paradigmas" foi elaborado. Foi retratado com profundidade e extrema transparência os novos conceitos e comandos legais em face da atividade seguradora e do contrato de seguro.

Trata-se de abordagem inédita, uma vez que as diversas obras jurídicas existentes apenas fazem curtas referências ao contrato de seguro em face do CDC, sem qualquer aprofundamento específico./p>

Além disso, a obra é oportuna porque o mercado brasileiro desponta como um dos mais atraentes do mundo, especialmente diante do novo cenário criado a partir da abertura do resseguro.

Nesse sentido, o livro ressalta que a forma de fazer seguros se transformou desde a edição do CDC e os reflexos daí resultantes foram particularmente narrados na obra. Fundamentado não só na observação do comportamento do mercado e de seus agentes nas últimas décadas, todo o texto vem justificado pela visão pós-moderna encontrada nas decisões das Cortes de Justiça do país.

O repertório jurisprudencial é vasto no setor e raramente se apresenta contrário aos interesses dos consumidores de seguros. Há ainda mudanças a serem observadas pelas seguradoras e demais agentes que atuam no setor e esta obra pode oferecer ferramentas para tal finalidade. A sociedade elegeu novos interesses e eles precisam ser atentamente observados.

Não cabe mais às companhias seguradoras escolherem determinadas formas de procedimentos, tal como podia acontecer antes do advento do CDC. Há, nos dias atuais, obrigações, verdadeiros deveres-anexos que devem ser cumpridos e sobre os quais não há discricionariedade alguma para as seguradoras. Na verdade, o livro defende que os novos paradigmas são determinantes e impositivos: a atividade empresarial seguradora requerida pela lei impõe profissionalismo e extremo apego à técnica pertinente.

Ou seja, não há mais espaço para amadores no setor. Com tal foco e alcance, a obra se projeta como ferramenta indispensável a todos os profissionais que atuam na área e que procuram a compreensão sistemática do contrato de seguro, além de segurados, juízes, promotores de justiça, advogados e estudantes. O livro é da Editora Roncarati e pode ser adquirido pelo reembolso postal diretamente junto àquela Editora. O seu lançamento ocorrerá em 14 de junho, às 18h30, na Livraria da Vila, Shopping Cidade Jardim, Av. Magalhães de Castro, 12.000, São Paulo (SP).

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